• Flávia Siqueira

SINTAXE, O TERROR DOS ESTUDANTES.

Você se lembra das aulas de língua portuguesa, quando o professor ia explicar sobre sujeito, predicado, adjunto adnominal ou adverbial?


A sala em silêncio, dois ou três alunos participando atentamente e o restante de toda a turma viajando, conversando, jogando bolinha de papel como se nada tivesse acontecendo. Muitas vezes, nem mesmo os professores entendiam muito bem a relação entre sintaxe e morfologia.


Na minha experiência de sala de aula, eu sempre me perguntei de que modo eu poderia contribuir para que meus alunos entendessem bem esse conteúdo importante e tão presente em provas e exames.


Confesso, não é tarefa fácil. A análise sintática requer muito treino e observação. Este post será o primeiro de muitos que teremos aqui explicando cada elemento da sintaxe.



Primeiro é interessante notar a diferença básica entre morfologia e a sintaxe. A morfologia trata da forma e classificação das palavras. A sintaxe trata da combinação, ou seja do arranjo entre as palavras dentro da oração.


Veja o exemplo abaixo:



Vamos a alguns pontos importantes da nossa análise:


1- Nesse caso, a oração é composta de um período simples pois só há um verbo, "IR";


2- O nome PEDRO tem a forma de um substantivo, pois é um nome próprio. Na oração sua função sintática é de sujeito simples, pois é Pedro quem exerce a ação de "ir à feira".


3- Já a flexão verbal "foi" origina-se do verbo "ir" que é transitivo indireto porque é regido de preposição, nesse caso, a preposição 'a'.


4- O predicado é verbal "foi à feira";


5- O verbo "ir" é transitivo indireto pois é regido de preposição "a"- que junto do artigo "a" virou crase;


6- A palavra "feira" é um objeto indireto do verbo "ir". Lembre-se se o verbo é transitivo indireto, ele terá um objeto indireto.


7- Entretanto, "feira" embora seja um substantivo funciona também como adjunto adverbial de lugar, ou seja, o destino do sujeito "Pedro";


Este é um exemplo simples que pode te ajudar a entender, de modo global, como funcionam as relações sintáticas e morfológicas da oração.



0 comentário

press to zoom

press to zoom
1/1

Fresh

MARKET